Programa Endereço Certo vai beneficiar mais de 480 famílias em Sinop

Escrito por  Comunicação - Desenvolve MT Terça, 23 Janeiro 2018 16:48
O Programa “Endereço Certo” do Governo do Estado de Mato Grosso, executado pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - Desenvolve MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), que visa promover a regularização fundiária urbana dos imóveis pertencentes à carteira imobiliária da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab-MT), irá beneficiar em breve moradores e famílias da cidade de Sinop.

O Programa vai atender 39 municípios do Estado, com expectativa de alcançar 45 mil famílias, o que corresponde a uma população estimada de 300 mil pessoas. “A expansão deste ato pelo atual governo, com certeza impactará no aspecto social de cada família dando a cada um desses mato-grossenses, dignidade, segurança e tranquilidade. O ‘Endereço Certo’ certamente está devolvendo a cidadania e dando esperança de dias melhoras para essas famílias”, destacou José Adolpho Vieira, presidente do Desenvolve MT.

“Assim que o programa for implantado na cidade de Sinop faremos a entrega de 480 títulos residenciais em dois conjuntos habitacionais do município. Estamos dependendo da aprovação na Câmara de Vereadores, de uma lei que visa a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Assim feito, firmaremos um convênio para que possamos juntos fazer a entrega desses títulos que são de grande importância para a população”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone.

Para a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, o ‘Endereço Certo’ é de extrema relevância para as famílias que têm direito à regularização fundiária. “Vamos fazer uma força tarefa para que o programa chegue logo à nossa cidade. O intuito da prefeitura é facilitar e melhorar a qualidade de vida da população. A presença do presidente do Desenvolve MT e do secretário em Sinop é de extrema importância, pois estamos consolidando esse convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o que vai possibilitar a entrega desses documentos definitivos (escrituras). Estamos concretizando sonhos”.

Os moradores vão ter acesso à documentação de forma gratuita. “Vamos fazer um planejamento dessas ações junto ao poder judiciário. À medida que os municípios assinarem os convênios, vamos iniciando o cadastro das pessoas que vivem em núcleos habitacionais e, a partir daí, as informações são processadas e faremos a entrega”, explicou o diretor de Finanças e Desenvolvimento do Desenvolve MT, Levi Saliés.

Participaram da reunião os vereadores Ícaro Severo, Dilmair Callegaro, Luciano Chitolina; o diretor da Sema, Sandro Depine; o representante do líder do Governo, Edivaldo Dias, e outras lideranças políticas.